quarta-feira, 6 de abril de 2011

Brownie de microondas

Fácil e rápida de preparar, a receita de hoje pode adocicar um bom encontro a dois, pode salvar a visita de ter que fazer cara de "quero sobremesa" depois de um jantar de última hora ou ainda, naquele período do mês (...), pode evitar que você fique "violenta" com quem ficar entre você e a barra de chocolate mais próxima.

Não sou uma pessoa muito fã de doces, mas às vezes preciso mesmo é de chocolate! Uma grande e demorada porção, só pra mim! Comer sempre a mesma barra pode enjoar então todos os meses, me meto na cozinha e testo minhas habilidades culinárias com receitas inusitadas. Normalmente meus pratos nunca ficam iguais porque toda vez que faço algo diferente, troco um ingrediente ou quantidade, invento uma coisa de última hora...



Então, aí vai a receita de Brownie de Chocolate:

Num bowl, misture tudo:
3ovos, 3COL manteiga, 1col baunilha, 3/4 xíc açúcar, 1/2 xíc choco em pó(eu uso Dois Frades por ser mais amargo), 1/2 xíc farinha de trigo. Mexa bem.

Por fim, coloque 2/3xíc de castanhas picadas (o que vc tiver em casa: amendoim, castanha Pará, pistache, ou ainda passas...pode ser tudo misturado.) e 1/4 de tablete de choco meio amargo picado em pedaços (cada quadradinho em 3 + ou -. Se os pedaços de chocolate ficarem grande, vão descer, mas isso não será um problema... Mexa suavemente pra não derreter muito dos pedaços de chocolate, unte uma forma de vidro de uns 22 cm de diâmetro e 3cm de altura sem furo no meio e pronto.

DICA!!! O tempo determinado pode ser usado como parâmetro, NÃO como regra. Este tipo de forno pode variar sua intensidade de marca para marca, e até conforme a energia de sua rede. Levem isso em consideração porque na cozinha, além dos ingredientes, quantidades e marcas, a umidade do ar e até seu humor podem fazer uma grande diferença! Tudo influencia no tempo de preparo. A receita eu peguei de uma revista que comprei e lá diz de 5 a 7 minutos pra ficar pronto no forno microondas. No meu aparelho, preciso de 3min, 3 e 1/2 no máximo!

DICA!!! Pra ver se está pronto, abra o forno sem medo e espete. Não vai fermento, ele não vai murchar! A faca deve sair um pouco úmida, já que necessita de mais 3 minutos de tempo de espera* após cozimento! Isso mesmo! ESPERAR! O brownie vai parecer cru por cima, como na foto, mas já estará pronto e delicioso!!



DICA!!! Pode ser servido quente com sorvete de baunilha, ou gelado com calda quente de morango. Se não teve tempo de preparar, sem problemas! Você deve ter umas 3 COLheradas da sua geléia preferida que pode ser acrescida de outras 3 COL de água e aquecida no micro mesmo por 1/2 ou 1 minuto.


*TODAS as receitas feitas em microondas precisam de um tempo de espera. 
Isso é fundamental para que obtenha um resultado satisfatório. A maioria dos alimentos termina seu cozimento no tempo de espera!


Obviamente peguei a receita da minha revista (Ano2.número22) mas já a modifiquei bastante
Fonte (você precisa se cadastrar no site para visualizar as receitas): http://www.editoralua.com.br/PortalLua/ReceitaMinuto/Sumario.aspx?id=189

dicas de microondas com que entende do assunto: http://www.cozinhadacatia.com.br/

2 comentários:

  1. Hum, que delicia heim De, as calorias me chamam..heheh

    bjokas da Rafa!!!

    ResponderExcluir
  2. é comer e correr vários quarteirões!!!
    aí, cansada, pra revigorar, come mais um pouquinho... hehehe

    ResponderExcluir